QA’s e 6 atitudes que impulsionam sua carreira

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QA’s atualmente estão ressignificando a modelagem de suas carreiras. Dentro desta perspectiva, se faz necessário o exercício de atitudes virtuosas que possibilitam encarar as oportunidades que surgirão no meio do caminho. Por este motivo, selecionei 6 atitudes que vão ajudar você á dar um upgrade na sua carreira.

1: Quem ensina aprende duas vezes

Todos sempre tem algo para aprender ou ensinar, então, dê visibilidade ao seu trabalho por meio de treinamentos, palestras e reuniões, sempre compartilhando seu conhecimento. Isso possibilita que as pessoas possam saber o que está acontecendo e fazer questionamentos que podem agregar ainda mais a seu trabalho.

Outro aspecto importante é demonstrar novas possibilidades por meio de provas de conceito e é importante que cada conteúdo gere um subproduto. Assim, ao ler um artigo, teste a aplicabilidade dos novos conceitos em seu projeto e, depois, escreva outro agregando as suas percepções. Esta é uma ótima forma de gerar valor não somente ao seu time e corporação, mas também à comunidade de software.

2: Seja proativo

Uma das melhores maneiras de iniciar um projeto é promovendo momentos de pareamento. Esta atitude possibilita que você aprenda mais sobre o projeto, além de compartilhar uma perspectiva ampla sobre boas práticas de qualidade. Além disso, isso possibilita uma integração maior com os membros do time, o que gera também uma maior abertura para novas estratégias de qualidade e uma crescente consciência coletiva da importância da sua função em um projeto.

3: Paciência é uma virtude

Ter paciência é fundamental para que você possa colher resultados em projetos que envolvem sistema legados onde a cultura de testes não é algo consolidado ou inexistente. Por muitas vezes, para colher resultados é necessário aguardar para ver os esforços despendidos gerarem frutos. Logo, esse processo contínuo aumenta gradualmente a capacidade do time de desenvolver produtos com maior qualidade.

4: Informações: o tesouro das QA’s

A complexidade dos sistemas impossibilita testes com cobertura de 100% das possibilidades. É neste momento que as informações se mostram valiosas. Então, coletar informações e saber priorizar é fundamental para realizar a cobertura dos fluxos de maior risco da aplicação. Com informação também é possível reunir argumentos para justificar a implementação de novas estratégias de qualidade, assim como gerar dados para tomadas de decisão das áreas de negócio, gestão e do próprio time de desenvolvimento.

5: Entenda o seu cliente

O óbvio precisa ser dito: para agregar qualidade é necessário compreender a necessidades do seu cliente. Então, se mantenha próximo dele ou da pessoa que pode lhe fornecer essas informações. Quando você pensa como o cliente, consegue sentir suas dores e ter uma visão mais crítica em relação ao produto que deve ser entregue. Isso irá propiciar uma assertividade maior na hora de escolher quais pontos da aplicação priorizar.

6: A única coisa que não muda é a mudança

Esteja aberto para a mudança. Este é um processo natural e que não é diferente em projetos de desenvolvimento de software. Os requisitos mudam, assim como membros da equipe, funcionalidades e ferramentas. Neste cenário é que nascem as grandes oportunidades de aprendizado. Então, o papel das pessoas QA’s é dar suporte para que o time possa ter segurança de enfrentar os novos desafios.

Em um mercado que muda com tanta velocidade, se faz necessário o desenvolvimento de atitudes que nos mantenha atualizados para enfrentar qualquer novo desafio.

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